sábado, 2 de maio de 2020

Fechamento de Abril 2020 - R$ 161.071,12 (10,73% da Meta)

Olá Senhores!!!

Meta: R$ 1.500.000,00 (prazo de 13 anos e 167 dias )


>Objetivo Carteira Principal. 
50% em ações BR - 25% em FII
4% em renda fixa (caixa) - 6% em REITs e Stocks (3% em cada)
15% em BTC e Ouro (7,5% em cada)

>Objetivo Carteira Exterior. 
60% em ações BR - 40% em ações EUA

Aporte do mês
R$ 2.284,20 (30% salário)
R$    131,88 (100% Extra)
----------------
R$ 2.420,00 arredondei 

tem 5% do salário (R$ 380,70) que vai direto(desconto em folha) para plano de previdência privada.

I - Ações BR (R$ 23.311,58)
                                      

ps: última coluna é a variação % em comparação com o mês anterior.

Compras:
SAPR11     40
BBAS3       30
ITSA4        30
EGIE3        15
ABEV3       50
MDIA3       03


II - Fundos Imobiliários FII (R$ 11.521,34) 



III - Ações EUA (R$ 14.238,87) - Dolár $5,49 - 30.04 (cotação)


Compras:
ETF BIL     


IV - Reserva de Valor (R$ 6.893,33)




Compras:
BITCOIN     0,00873662


V - Renda Fixa e Outros (R$ 2.540,13)





VI - Previdência + FGTS (R$ 102.565,87)


PS: decidi adicionar previdência + fgts. 
  • Previdência vai ser tornar liquida quando eu pedir as contas da empresa. Então vai fazer parte do patrimônio. O valor permanece o mesmo de JAN pois não atualizaram FEV e MAR (vou procurar saber na SEG quando voltar ao trabalho)
  • FGTS a cada 2 anos utilizo para abater o financiamento habitacional. Utilizei esse ano por isso o saldo pequeno. Como optei pelo saque aniversário em OUT vou sacar uma % do acumulado que vai 100% para aportar.
  • Esse foi o racional do porque adicionar os 2 na soma, de forma direta ou indireta me ajudam a crescer patrimônio.

VII - Rentabilidade



Rentabilidade desde o Início (16.08.18): 25,08% 

Obs: essa rentabilidade é somente brasil (ações e FII) obtida através do aplicativo TradeMap, não encontrei ainda algum aplicativo para unificar os investimentos brasil e EUA (aceito sugestões).

VIII - Dívidas

🏠 Apartamento - R$ 33.083,51 
🚗 Carro - R$ 43.380,99 

Resumo da carteira:
Total Renda Variável (ações BR + FII + ações EUA) =     R$ 49.071,79 -  30,46%
Total Reserva de Valor (Bitcoin + Ouro) =                     R$   6.893,33 -    4,28%
Total Renda Fixa (Saldo das contas) =                           R$   2.540,13 -    1,58%
Total Previdência + FGTS =                                           R$102.565,87 -  63,68%


É isso senhores!!! 

Um Beijo Grande!!!

8 comentários:

  1. Primeira vez que entro no seu blog, achei bacana seus dados. Eu havia visto sua previdência e realmente achei estranho vc não ter colocado antes. Mas agora colocou. Outro ponto que eu uso no meu blog é o imóvel. Sei que essa questão de imóvel causa controversa. Bem eu particularmente, insiro ele nos meus dados e aplico uma taxa de 4% ao ano. No meu caso, eu fiz um levantamento do m² da região e vi que o valor dele para venda tem esse reajuste médio (na verdade foi de 6% em média). E assim, acredito estar com um valor mais próximo da realidade caso quisesse vender. No seu caso, não seria interessante incluir o valor pago com reajuste nessa base?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente observação, eu aqui na "finansfera" aprendo muito, essa de incluir a previdência na soma total, foi uma observação de um leitor.

      Imóvel realmente é bem controverso. Se pensarmos somente na matemática a opção é morar de aluguel.

      Quando eu financiei o meu não tinha a mentalidade que tenho hoje e até uns poucos meses atrás falava pra mim mesmo que foi um erro que não cometeria novamente, hoje sou a favor (dependendo de N fatores) dá pessoa ter sim seu imóvel para morar. Vou pensar em um post pra desenvolver o racional.

      Agora me diz, qual o seu blog? seu comentário saiu como anônimo, gostaria muito de ler seus posts.

      Em relação à adicionar o apartamento na soma, até pensei, sei o valor dele aqui no condomínio, só que como ainda tem o saldo devedor acabei não amadurecendo essa ideia. Quem sabe lendo seu blog a coisa mude.

      Um BG

      Excluir
  2. Olá, Sniper
    Financiar imóvel é controverso aqui na blogesfera, mas acredito que a tendência do imóvel é valorizar ao longo do tempo. Acho que financiar carro é pior, pois o carro vai perder valor.
    Parabéns pelas compras do mês. Tenho olhado alguns ETF e Stocks para adicionar a carteira, aumentando assim a diversificação.
    Bons investimentos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bastante controverso, eu financiei, não tinha a mente que tenho hoje, sinceramente eu me arrependo, já bati muito pq só via o lado matemático da coisa, só que hoje mudei novamente de opinião e dependendo do estágio de vida da pessoa, vale a pena.

      Excluir
  3. Siga firme na meta, Sniper!
    Se sua previdência tem a opção de ser resgatavel, eu concordo que deva fazer parte na sua contagem de patrimônio.

    Carro e apartamento também deveriam integrar seu patrimônio da seguinte forma (no meu sentir): valor de mercado atual menos valor da dívida. O saldo seria o valor patrimonial desses bens.

    Já refleti bastante sobre isso e é assim que passei a contabilizar. Se eu tenho um imóvel que comprei por 50k, mas eu sei que vale 100k,eu contabilizo 100k. Seria como comprar por R$ 50 uma nota de R$ 100. Com o tempo (geralmente na virada de cada ano) eu atualizo o valor estimado desses bens fazendo uma pesquisa na Internet (o carro sempre perde valor e o imóvel às vezes perde, às vezes aumenta).

    Abraço,
    https://www.aposentecedo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito seu racional. Ainda estou devendo "maratonar" seu blog e adicioná-lo na lista. Esse final de semana faço.

      Um Abraço!

      Excluir
  4. Sobre como medir a rentabilidade de uma carteira unificada, a única forma que achei foi o famoso excel =D

    ResponderExcluir